O Renascimento Inglês
O renascimento se manifestou na Inglaterra tardiamente já a finais do século XVI porém por meio de composições contrapontísticas muito sofisticadas.
O alaúde foi o instrumento preferido pelos compositores da época, instrumento de cordas de origem árabe, foi difundido na Europa durante a penetração islámica na peninsula ibérica desde o séc. X.
Adotando características próprias como a divisão em casas do braço harmónico, e a execução com dedilhado a diferença do uso de palheta na execução do "Ud" oriental, se estabeleceu como instrumento de acompanhamento principal no final da idade media e durante o renascimento a nível popular e cortesão. Em quanto que na Espanha encontramos grande número de obras escritas para vihuela por ser o instrumento de cordas preferido pelas cortes, na Inglaterra a hegemonia do alaúde como instrumento solista e de acompanhamento é total.
John Dowland é o compositor mais notável de este período, pelo enorme número de obras e o virtuosismo contrapontístico que expressam elas. Outros como Anthony Holborne, Robert Johnson, Francis Cuttin, Tomas Campion foram compositores e tocadores de alaúde que deixaram inspiradas obras baseadas em antigas formas musicais usando contrapontos de 4, 5 ou mais vozes nas obras solistas.
Os estilos musicais compostos entre as muitas danças e fantasias de autoria inglesa, também alemandas, obras inspiradas em danças camponesas alemãs antigas, galhardas e pavanas de origem espanhol e italiano e também versões contrapontísticas de canções medievais.
O barroco espanhol.
Barroco significa “pérola bruta ou irregular”
O movimento artístico que surgiu após o renascentista é chamado de barroco compreendendo a música e artes e estilo de vida do séc XVII e parte do XVIII, muitas das expressões que predominam nesta época tem origens espanholas e de origem predominantemente popular
Muitos estudiosos consideram este movimento como um contraponto ao renascimento (que procurava uma sobriedade simétrica e regular), uma expressão mais apaixonada que procura irregularidade, emoção, mistura como produto do encontro das culturas, européia, americana, africana, mourisca, e sefardita.
O renascimento é caracterizado pelo espírito de harmonia e equilíbrio, de perfeição e regularidade nas obras.Já
no barroco, existe uma busca da irregularidade e complexidade melódica
junto com explorações de intervalos não usados anteriormente, mostrando uma
harmonia mais ousada, expressando sentimentos paxionais e violentos.
Depois das conquistas da América no século XVI, (Século de Ouro Espanhol).o império espanhol se transforma numa fonte de riqueza econômica e um centro cultural para Europa.
A causa da forte hibridização de culturas, a península Ibérica e as colonias são originarias de vários estilos e praticas musicais.
Deste processo nascem as primeiras expressões barrocas que serão exportadas para outras regiões como França onde se produzirá uma especialização no ornamento e detalhe, e Alemanha e Itália donde as obras ganham complexidade de estrutura.
Deste processo nascem as primeiras expressões barrocas que serão exportadas para outras regiões como França onde se produzirá uma especialização no ornamento e detalhe, e Alemanha e Itália donde as obras ganham complexidade de estrutura.
O violão espanhol era já um instrumento muito popular executado por diferentes grupos sociais na península ibérica e as colonias. Suas características físicas no séc XVII eram muito próximas às que tem hoje.
O maior compositor da época foi o violonista Gaspar Sanz junto com Francisco Guerau, e Santiago de Múrcia. Suas obras inspiradas em sonoridades mouriscas, sefarditas, coloniais, ciganas, hispanas.
Concierto no Clube Germania 6 Agosto 2010
Programa:
Programa:
Fantasia anônima para alaúde
transcrita por Oscar Chillesotti (Inglaterra séc XVI)
Tanz
Erasmus Widman(Alemanha séc XVI)
Alman
Robert Johnson(inglaterra sec XVI)
Almain
Francis Cur t i s
Mrs. Anne Hairecourt´s Galliard
As I Went to Walsinham
Round Battle Galliard
Anónimos(inglaterra sec XVI)
My Hope is Decayed
Tobias Hume(inglaterra sec XVII)
Air
Fortune
Tarleton´s Resurrection John
Come Again
Go From My Window
King of Denmark Galiard
Lady Hammond Alman
Melancholy Galiard
Gigue
John Dowland (inglaterra sec XVI)
Night Watch
The Fairy Round
Anthony Holborne(inglaterra sec XVI)
Sarabanda
Canários
Folias
Fugas al Aire Español
Fuga II
Passacalle
Jácaras
Gaspar Sanz (Zaragoza séc XVII)
Giga
Ludovico Roncalli (Milão séc XVII)
Bourre
Minueto
Gavota
Johann Sebastian Bach (Austria XVII)
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