lunes, 24 de octubre de 2011
"Fantasias e Paraisos atemporais"...uma viagem violonísitica
Apresentação de concerto de violão na Catina do Calouste (2011)
Caros amigos:
Com muito prazer apresento este programa que inclui danças medievais, obras barrocas
e temas contemporâneos..
Estampidas e Saltarelos (danças medievais do séc. XII)
Fantasias de Luis de Narvaez e Francesco Milano (sec. XVI)
“Countess of Pelmbrok’s Paradise” , “Galliard”, “Night Watch” de Anthony Holborne (contraponto renascentista inglês do sec. XVI)
Suite de Dietrich Buxtehude (barroco alemão, séc XVII) e Robert de Visée (barroco francês, séc XVII)
Mrs Taylors Galliard, Queen Elzabeth Galliard,
Mrs Husdon Galliard de John Dowland (Inglaterra, séc. XVI)
“Marionas” de Francisco Guerau (música antiga espanhola)
Ciaccona , Passacalle, Gavota de Francisco Corbetta. (guitarra barroca italiana séc. XVII)
Fandango (música barroca peruana, séc. XVIII)
Gavotta Johann Sebastião Bach
Vals “La cabaña “ (música criolla do litoral peruano inicios séc XX)
Marinera “Ciudad del Lago” tradicional de Puno (Peru)
“Xodó da Baiana” Dilermando Reis
“Som de Carrilhões” João Pernambuco
“Naquele Tempo” Pixinguinha
acompanhem-nos neste singular trajeto melomaníaco!
abs
Gonzalo Saldarriaga
Violonista concertista e musicologista.
Especializado no estudo e interpretação de música histórica, barroca, renascentista e contemporânea tradicional .
Desenvolve projetos de pesquisa , estudo e difusão de música antiga.
Gonzalo nasceu em Lima-Peru.
Começou sua formação musical na adolescência com Carlos Saldarriaga e Carlos Hayre (maior mestre da música do litoral do pacífico), na juventude estudou violão clássico no Conservatorio Nacional del Peru.
Fez diversas oficinas e cursos de musicologia como: “Introduçcción a la Música Oriental na PUC-Peru”, “Transcripción e interpretación de manuscritos de los siglos XVII y XVIII organizado por el Departamento de Musicología del Gobierno Espanhol”, oficinas de bandolim e violão na EPM (Escola portátil de Música com Pedro Amorim e Lucas Porto)
Começa sua trajetória em 1995 apresentando repertórios de blues, ragtime e música clássica entre outros estilos, em centros culturais, casas de música ao vivo, restaurantes e bares em Lima, fazendo giras em Quito, Cusco, Puno, La Paz, Arequipa, e outras cidades.
Dedicado depois ao estudo da música antiga e a desenvolvimento de projetos de pesquisa de música histórica, inicia trajetória como concertista oferecendo um repertório de música renascentista e barroca espanhola no Centro Cultural de Espanha (Lima- PE 2004) . Depois se traslada ao Brasil apresentando recitais e concertos de música histórica em vários locais em diversas cidades como Belo horizonte (Centro Musical Francisco Sales), Ouro Preto (Centro Cultural Calabouço), São João del Rei, Trancoso, Salvador de Bahia (Barroco na Bahia), e Rio de janeiro, onde atualmente está morando.
Em Fevereiro de 2010 apresentou um extenso programa de obras européias dos séculos XVI e XVII, produto de vários anos de pesquisa, dividido em dois concertos no “Centro Cultural Mocha Graña” em Lima-PE.
Em Julho de 2010 deu 3 concertos no Museu Histórico Nacional de Rio de Janeiro, no Real Gabinete Português de Leitura, no Centro Cultural Parque das Ruínas, participou no projeto "Musica no Museu” e deu mais um concerto em Sociedade Germania do Rio de Janeiro.
Em Julho de 2011 participou na mostra de musica antiga de Rio de Janeiro dando 2 concertos, no auditório da Biblioteca Nacional e no Centro Cultural Parque das Ruínas.
Entre 2009 y 2010 apresentou a serie "Quartas de Musica Antiga Para Violão" no Círculo de Operários de Santa Teresa , (em parceria com Rafael Pizarro), no 2011 fez apresentações na Livraria Café largo das Letras, e no Restaurante Mick Hause apresentou por dois anos consecutivos (2010 e 2011) a serie "Tardes musicais de Domingo" dedicada também à música antiga
Paralelamente, foi docente do curso de violão clássico no centro cultural Barroco na Bahia (Salvador, BA-2005), conformou e regeu o Quarteto Barroco de Ouro Preto, dirigiu fundo musical no evento “Triunfo Eucarístico”, organizado pela Prefeitura de Ouro Preto, (MG -2006), foi docente também do Curso de Violão e Música na “Escuela Casa de Cartón” (Lima-2003), deu aulas particulares a numerosos estudantes no Peru e Brasil. Também Realizou pesquisas musicológicas, elaborou e participou em projetos de educação para Unesco e o ministério de Educação de Peru, e pesquisas músico terapêuticas para Netrian (Lima-Perú)
www.reverbnation.com/gonzalosaldarriaga
www.fantasiaspulsadas.blogspot.com
Etiquetas:
barroco rio de janeiro novembro 2011
Ubicación:
Centro, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Suscribirse a:
Comentarios de la entrada
(
Atom
)
No hay comentarios. :
Publicar un comentario
Nota: sólo los miembros de este blog pueden publicar comentarios.